sexta-feira, 24 de agosto de 2012

marmelada branca

1 comentários
nº pessoas
-
origem
portugal
ingredientes
5 kg de marmelos
10 kg de açúcar














preparação

Lave os marmelos, descasque e tire as pevides. (Guarde cascas e pevides para fazer geleia)

Corte aos quartos, pese-os e ponha-os a cozer com água suficiente para os cobrir até que, apertando um pouco de marmelo entre os dedos, este se desfaça.

Passe os marmelos cozidos por uma peneira, passevite ou coador de rede fina (ou com varinha mágica).

Ponha o açúcar em ponto de rebuçado e junte ao açúcar a massa de marmelos, batendo bem para a marmelada ficar branca.

Sem voltar ao lume, coloque a marmelada em tigelas e deixe secar, ao sol, de preferência, durante 8 dias.

Findo este tempo cubra com papel vegetal passado em aguardente.

Veja abaixo a técnica das freiras do mosteiro de Odivelas - aconselha-se o uso de marmelos verdes, colocar os marmelos em água fria assim que descascados e ainda bater a marmelada até arrefecer... ufa!


A mais famosa marmelada branca é a de Odivelas.

A marmelada branca é um doce exclusivo de Odivelas, tendo sido confeccionado no mosteiro das Bernardas, que sempre guardaram o segredo que lhes permitia obter um doce de cor muito clara, próximo do branco, mas não exactamente branca.

A marmelada branca era oferecida aos convidados e visitadores desta comunidade nos dias festivos, sobretudo nos outeiros organizados pelas freiras e aos quais acorriam os cortesãos e poetas.
Nestas ocasiões a marmelada oferecida tinha a forma de quadradinhos e pegava-se nela à mão como qualquer bolo seco.

O segredo só foi desvendado depois da morte da última freira, em finais do século XIX, quando faleceu a última freira, porque ela deixou um caderno de receitas escrito pela sua mão a uma sua afilhada, onde além de muitos outros doces deste mosteiro estava escrita a receita da marmelada branca.

Veja a seguir a receita original, transcrita do caderno de receitas da referida freira:

Marmelada branca 

Vão-se esbrugando os marmelos e deitando-os em água fria. Põe-se a ferver em lume brando, estando bem cozidos se passam por peneira. Para 1kg de massa 2kg de açúcar em ponto alto de sorte que deitando uma pinga n´agua coalhe; tira-se o tacho do lume e se lhe deita a massa muito bem desfeita com a colher, torna ao lume até levantar empolas. Tira-se para fora e se bate até esfriar, para se pôr em pratos a secar.”





Dizem os entendidos que um dos truques para que a marmelada fique branca é pôr os marmelos em água fria logo que sejam descascados; o outro truque será usar marmelos ainda verdes.



1 comentário: