sexta-feira, 17 de agosto de 2012

vinho dos mortos :: o que é?

0 comentários
Há uns anos atrás as minhas incursões por terras de Barroso eram frequentes e ávidas de conhecer mais.

A conquista dos habitantes da zona, transmontanos áridos, foi lenta mas bem construída. A maior parte não conseguia entender o interesse mostrado pela sua terra.

Foi numa dessas alturas de troca de histórias e conhecimentos, normalmente com os anciãos sentados perto do pelourinho, que tomei conhecimento do Vinho dos Mortos.

Consumida pela curiosidade lá fui eu, rumo a Boticas, comer uma deliciosa truta num restaurante que já não existe e era também muito conhecido pelas suas rabanadas, que eu nunca consegui duplicar.

Logo a seguir ao repasto perguntei por quem vendesse o apetecido vinho. A custo e com alguma contrariedade lá segui um botiquense até à sua adega. Foi do chão da adega, de saibro, que ele retirou e sacudiu as 6 garrafas que lhe pedi que me vendesse.

Vindo para casa procurei por mais informação, que confirmou o que me tinham contado sobre este vinho.

Durante a 2ª Invasão Francesa (1808) e em face do avanço das tropas comandadas pelo General Soult, que na sua passagem tudo saqueavam, pilhavam e destruíam, a população de Boticas, para tentar defender o seu património, decidiu esconder, enterrando, o que tinha de mais valioso. 
O vinho foi enterrado no chão das adegas, no saibro, debaixo das pipas e dos lagares. 

Mais tarde, depois dos franceses terem sido expulsos, os habitantes recuperaram as suas casas e os bens que restaram. 

Ao desenterrarem o vinho, julgaram-no estragado. Porém, descobriram com agrado que estava muito mais saboroso, pois tinha adquirido propriedades novas. Era um vinho com uma graduação de 10º/11º, palhete, apaladado, e com algum gás natural, que lhe adveio da circunstância de se ter produzido uma fermentação no escuro a temperatura constante.

Por ter sido “enterrado” ficou a designar-se por “Vinho dos Mortos” e passou a utilizar-se esta técnica, descoberta ocasionalmente, para melhor o conservar e optimizar a sua qualidade.  

A técnica continua a ser usada, com êxito, até aos dias de hoje.

Na altura em que eu comprei as tais garrafas nem sequer havia rótulo. A produção era pouca e destinava-se ao consumo próprio e a alguns (poucos) restaurantes na zona.

Hoje em dia as condições de comercialização e reconhecimento do vinho mudaram drasticamente. As garrafas têm selo do Instituto do Vinho e da Vinha e um rótulo muito mais apelativo. E o vinho já é vendido online.


Veja mais nesta reportagem do Porto Canal.





Enviar um comentário